O mestre da memória

sherlock

Esse final de semana a eu e a Josi fizemos uma maratona do seriado Sherlock, que conta a história do maior, melhor e mais fodão detetive de todos os tempos, Sherlock Holmes.

O seriado não é novo, porém é diferente de todos os seriados ou filmes baseados nos contos de Sherlock Holmes, ele se destaca pela adaptação aos dias de hoje e pela excelente atuação de Benedict Cumberbatch (Sherlock Holmes) e Martin Freeman (John Watson). Cada episódio possuí 90 minutos que te prendem na tela de tão viciante que esse seriado é com uma qualidade de efeitos que colocam qualquer seriado no chão, material de primeira qualidade e você pode encontrar todas as temporadas no Netflix, um total de 3 temporadas até o momento com 3 episódios cada.

O foco do post não é o seriado nem Sherlock Holmes, mas uma habilidade que o detetive possuí e é retratada nos livros e muito bem expressa nos seriados, que é a utilização do Palácio Mental.

mind place

O que é o Palácio Mental/Palácio da Memória?

Você já deve ter ouvido falar de pessoas que conseguem memorizar quase tudo, campeonatos dirigidos para pessoas que tem uma “memória de elefante” por conseguirem lembrar de cada detalhe de cada informação, esses “gênios” da memória consegue memorizar 500 números em até 15 minutos entre outros feitos.
O que você não sábia é que estas pessoas não são melhor que você ou que seu irmão irritante de 12 anos, e sim que qualquer um pode fazer isto aperfeiçoaram uma variedade de mnemônicos (auxiliadores de memória) para melhorar suas capacidade de rapidamente aprender e recordar qualquer coisa, e essa tecnica não é só boa para campeonatos de memória, você pode fazer muito mais.

Um dos mais úteis e amplamente utilizados mnemônicos é o palácio da memória, um lugar ou série de lugares na sua mente onde você pode armazenar informação que você precisa lembrar. Esse lugar que você cria pode ser sua casa, seu quarto, a sua rua ou até mesmo criar uma casa do The Sims em sua mente, você escolhe :D.

670px-Build-a-Memory-Palace-Step-1-Version-2
Entre as pessoas que usam esta técnica que ficou mais famosa após o seriado temos Andi Bell ( 3 vezes campeão mundial do Campeonato de Memória) e  Alberto Dell’isola (campão brasileiro), entre outros.

Para que o post não fique mais extenso e BORING, vamos dividi-lo em 2 partes, se você curtiu e sentiu interesse deixe seu comentário que postaremos um passo a passo de como criar um Palácio Mental com eficacia.

Abaixo você pode conferir um video do seriado em que Sherlock acessa seu Palácio Mental :P :

Andreos (A.K)

Anúncios

2 comentários sobre “O mestre da memória

Obrigada por comentar :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s