Seu Direito

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Olá Cherries, essa semana eu e o Andreos estávamos conversando sobre direitos e como somos consumistas como qualquer pessoas começamos a debater o assunto de troca de produtos quando o lojista tem obrigação ou não de trocar seu produto.

Alguma vez você cliente já foi em uma loja comprou aquele sapato lindo na promoção, experimentou porém quando foi usar em casa começou a doer seu dedinho, aí foi na loja e o vendedor se recusou a trocar?

Primeiramente você deve ter ficado P. da vida com a situação, porém o lojista está no seu direito de negar a troca! 

Vamos agora para a explicação de porque o lojista podê negar e em quais motivos ele não pode se recusar a trocar seu produto.

Bens duráveis: Bens duráveis são todos aqueles produtos que não possuem data de validade aí estão produtos como; sapatos, roupas, veículos, eletro e outros.

Vamos utilizar o exemplo de um sapato, se você comprou um número que na hora serviu porém quando foi utiliza-lo começo a doer seu pé, nada mais obvio que ir até a loja e tentar trocar por um numero que não lhe incomode, aí vem a surpresa o lojista se nega a trocar pelo simples fato de não estar servindo.

Sim ele pode se negar e está no direito dele conforme Art 18 do CDC (código de defesa do consumidor), todo produto durável só pode ser trocado ou devolvido caso apresente falhas ou defeitos, prazo para trocas 90 dias a contar do bem em mãos ao proprietário.

Agora nos perguntamos então porque os lojistas trocam quando não serve ou outro motivo? Pela “boa fé” ou “fidelização” do cliente, as lojas optaram por utilizar esse método assim o cliente não ficará insatisfeito e não irá trazer prejuízos no futuro.

Ou seja Cherries, não adianta fazer escândalo caso a loja se recuse trocar aquela blusa linda que você ganhou, ela está em seu direito!

Beijos Joseana!

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4 comentários sobre “Seu Direito

  1. TROCA DE PRESENTES – Depois do Natal, as lojas ficam cheias de consumidores querendo trocar presentes. Mas a lei diz que o lojista só é obrigado a trocar se o produto tiver defeito. “Comerciantes permitem a troca, mas isso é uma cortesia”, diz o advogado Alexandre Berthe. A exceção é para compras feitas pela internet ou por telefone, que podem ser devolvidas, seja qual for o motivo, em até sete dias.

  2. Eu ainda não tive esse problema com as trocas, sempre consegui trocar ou devolveram meu dinheiro, alias espero nunca ter dor de cabeça com essas coisa rs

  3. Pra minha sorte, nunca tive problemas com trocas. E quando fui trocar algumas roupas me atenderam super bem, aliás clientes felizes atraem novos clientes (:

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