A Banda da Semana – Jimi Hendrix

A música é marcada por símbolos que normalmente são pessoas, bandas ou até mesmo músicas que influenciam na criação de novos estilos dando vida renovando cada dia mais esse universo de que nenhum ser humano pode viver sem, o universo musical.

Por causa disso, não poderíamos deixar de falar de um dos maiores símbolos que a história da música possuí, alguém capaz de influenciar várias pessoas a desenvolver novos sons e novos ritmos, estamos falando do homem que é considerado o maior guitarrista de todos os tempos!

Estamos falando de JIMI HENDRIX!

Jimi Hendrix possuí uma história talvez para alguns um tanto comum, problemas familiares que viriam a lhe proporcionar talvez a força para estabelecer o dom que poucos possuem, o dom da música.
Jimi teve seu primeiro instrumento aos sete anos, era um Ukelele, instrumento de quatro cordas muito típico do Havaí, dado pelo seu pai Al Hendrix. Aprendeu a se familiarizar com as cordas e posteriormente comprando seu primeiro violão por apenas 5 dólares.

No decorrer da adolescência, Hendrix participou de diversas pequenas bandas até montar a sua própria, chamada de Jimmy James and The Blue Flames, quando mais tarde iria ser descoberto pelo baixista da famosa banda The Animals que o levou a Inglaterra fazendo com que ele fizesse um contrato com seu produtor musical, logo iniciando a nova banda de Hendrix, The Jimi Hendrix Experience.

Logo Jimi alcançou a fama, colecionando assim fãs famosos como The Beatles, Eric Clapton, The Who, Jaff Back e Farrokh Bulsara que se tornaria o então famoso Freddie Mercury.

Jimi muitos sucessos no começo da carreira, entre eles, Fire, Hey Joe e o mais notável Purple Haze, essas duas últimas se tornaram marcos na história de Hendrix, sendo Hey Joe regravada diversas vezes por vários outros músicos na época.

O álbum de The Jimi Hendrix Experience, ‘Are You Experienced‘  foi mais famoso de todos os tempos sendo escolhido como o álbum mais influente de 1967 como também citado como um dos discos que você deve ouvir antes de morrer, do livro 1001 discos para ouvir antes de morrer.
Um dos momentos mais marcantes é claro quando Hendrix queima sua guitarra em uma apresentação, apresentação que foi feita no Festival Pop de Monterey, no qual foi convidado exclusivo por Paul McCartney que estava no evento. As apresentações de Hendrix marcaram sua fama o envolvendo em muitas polemicas, essas polemicas e o uso de drogas deterioraram a imagem do músico.

No mesmo ano é lançado o segundo álbum, o Axis:  Bold as Love, que seguiu a mesma linha que Are You Experienced, porém rendeu alguns problemas pois Hendrix esqueceu o lado 1 do LP no táxi e no fim tiveram que passar madrugadas no estúdio gravando o que tinha se perdido.

Após esses eventos, o abuso de drogas e problemas internos na banda fizeram com que Hendrix finalizasse a banda e destruísse um quarto de hotel o que lhe deu um passe direto para a prisão. Depois disso Hendrix volta para o EUA, montando seu próprio estúdio podendo assim compor suas músicas com liberdade. Apesar dos esforços de criar músicas novas, Hendrix não consegue bater suas próprias canções o que lhe deixa desanimado por seus fãs ainda preferirem as músicas antigas do que as novas.

Em 1969 Jimi monta sua nova banda, a Gypsy Suns and Rainbows, para tocar no famoso festival woodstock, onde fez uma apresentação polêmica tocando o hino americano de uma forma um tanto diferente, fazendo uma inovação na guitarra imitando sons de guerra como tanques, tiros e explosões!!!

Após isso, Hendrix continua com o mesmo sentimento de tristeza por suas músicas e o efeito das drogas que lhe afetavam. Durante um festival de Paz ao vietnã, antes de entrar no palco o empresário deu ácido a Hendrix para que “Levanta-se” sua estima, o que resultou em um momento triste onde Jimi sai do palco declarando aos fãs que não estava em condições de tocar, isso na segunda música.

Hendrix foi encontrado morto um tempo depois em um quarto de hotel, circunstancias que nunca foram bem claras. A namorada na época de Jimi Hendrix havia buscado ele em uma festa e no outro o dia Jimi foi encontrado morto, sufocado pelo próprio vomito. Alguns relatos falam que Hendrix morreu após tomar remédios para dormir de sua namorada e te-los bebido com muito vinho, outro de que Hendrix havia sido forçado a beber e tomar os remédios por homens mandados pelo seu empresário que tinha a apólice de seguro do músico.

A verdade é que Jimi Hendrix foi um músico influente na história da música, por muitas vezes talvez o músico mais perfeccionista com o que fazia as vezes repetindo um riff 40 vezes só para ficar do jeito que ele queria e ainda assim achava que poderia ficar melhor, um ícone para os fãs de música.

Anúncios

2 comentários sobre “A Banda da Semana – Jimi Hendrix

  1. Pingback: Direção de arte – Jojo | Across The Beatles
  2. Pingback: A Banda da Semana: Green Day | Cherry Snow

Obrigada por comentar :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s