A Banda da Semana: Creedence Clearwater Revival

Um dos clássicos do rock sem sombras de dúvidas é a banda Creedence Clearwater Revival, fundada em 1967 por  John Fogerty (guitarra e vocais principais), Tom Fogerty (guitarra), Stu Cook (baixo) e Doug Clifford (bateria), que, sob outras denominações, tocavam juntos desde 1959, trazendo um novo estilo de música, definido por John Fogerty que, como cantor e compositor, passou a ser o centro da banda.

A história de sucesso da banda da seu start inicial com o primeiro album alcançando o disco de ouro e desde então não pararam mais, o segundo album alcança a marca de disco de platina  e o compacto seguinte alcança do além do disco de ouro a fama mundial para a banda.
Seus sucessos seguiram durante anos e disco após disco a banda ganhava ou a marca de disco de platina ou de ouro se tornando uma das bandas mais famosas do mundo, participando claro de diversos festivais principalmente do clássico Woodstock onde fizeram uma apresentação memorável.
Em 1970 a banda lança seu oitavo álbum chamado de Pendulum porém as coisas não eram mais as mesmas. O ambiente no grupo já não é dos melhores: dizem que Tom, Doug e Stu não concordam em serem apenas uma banda para John Fogerty. Em 1971 é lançado o oitavo compacto disco de ouro: “Have You Ever Seen the Rain/Hey Tonight” e nesse mesmo ano John Fogerty sai da banda.


Continuando apenas como trio, Creedence Clearwater Revival ainda lança mais dois compactos, tendo o primeiro de nome “Sweet Hitch-Hicker / Door to Door” chegando ao topo das paradas, entretanto o segundo é o único que não alcança o disco de ouro.
É lançado o último álbum, Mardi Gras, em abril de 1972, que também ganha disco de ouro. A obra mostra que o grupo está próximo da divisão, com Stu Cook e Doug Clifford compondo algumas das canções (até então John Fogerty era quem compunha a maioria das canções da banda). Em 16 de outubro a gravadora Fantasy Records anuncia oficialmente o fim de Creedence Clearwater Revival .
Tom Fagarty morre de tuberculose em 1990 e apartir de 1995 a banda se encontrava casualmente para participar de festivais de música retornando mais tarde como Creedence Clearwater Revisited montada por Doug e Stu que traziam de volta antigos sucessos da banda original.

Creedence Clearwater Revisited

Origem do Nome:

A banda passa por diversos nomes desde seu começo com John, Stu e Doug com The Blues Velvet, a entrada de Tom tornando então Tom Fogerty and The Blues Velvet e mudando de novo para  The Golliwogs.Após a mudança na chefia da Fantasy Records com quem a banda tinha contrato, receberam influência para levar a música mais a sério começando então pela mudança do nome.
Creedence Clearwater Revival possuí um nome bem sujestivo com um significado bem particular para os membros da banda. O primeiro nome, Creedence, foi dado em homenagem a Credence Nubal amigo de Tom Forgerty, foi adicionado um E a mais para fins de lembrar a palavra Creed (crença). Clearwater na época era uma cerveja muito conhecida e Revival significada a união do grupo que tocavam juntos a um bom tempo.

Anúncios

4 comentários sobre “A Banda da Semana: Creedence Clearwater Revival

  1. Pingback: A Banda da Semana: Green Day | Cherry Snow

Obrigada por comentar :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s