Meu peso me incomoda: O que faço?

Sabemos que não somos perfeitos, mas se sentir mal ou deixar de fazer algo por causa dos quilinhos a mais ou a menos não é desculpa. Tu deve estar dizendo, “não sabe de nada!” ou coisa do gênero. Mas em minha opinião todas ou quase a maioria das garotas já se sentiu ou sente-se incomoda com seu peso. A diferença é a intensidade desse incomodo. Algumas acordam de mau humor, e olham pro espelho e não gostam do que vê e muitas vezes se a roupa fica apertada já é um estresse a mais. Outras sofrem diariamente com o excesso ou falta de peso, acabam deixando de curtir certos eventos com a galera por medo de alguma zoação e que muitas vezes nem rola essa zoação.

O que quero com esse post, é justamente mostrar a ti que há solução para tudo. E que ser gordinha ou magrinha não é algo grave, pelo contrário pode ser algo bom. Sentindo-se feliz com o próprio corpo fica mais segura sobre suas decisões e teus objetivos, o físico tem sim importância para sua auto-estima.

Alimentação

É a base de tudo, e não adianta deixar de comer para tentar emagrecer ou fazer as dietas malucas que houve por ai. Reveja seus hábitos alimentares, e descubra os erros:

Dormir pouco: É nesse momento que seu corpo produz um hormônio chamado GH. É o responsável pela queima de gorduras do seu corpo. E é somente produzido quando tu dormes.

Pular refeições: O ideal é que tu comas de três em três horas, mas numa quantidade equilibrada. Se tu pulas alguma refeição teu metabolismo fica mais lento, e quando tu voltas a comer ele acumula o que o corpo acabou de receber, pois ele não sabe quando voltaras a comer. É a chamada reserva de gordura. E ainda quando deixas de comer ficas com pouca disposição, devido ao organismo funcionar lentamente.

Tomar líquidos com a refeição: Não se deve tomar líquido com a comida porque: empurra o alimento que acabara de comer, assim cabendo mais. Aumenta o tamanho do estômago com o tempo. A digestão não será feita corretamente, pois o líquido dificulta a absorção dos nutrientes.

Comer com pressa: Acaba comendo mais do que precisa, pois o cérebro demora cerca de 20 minutos para entender que tu estas se alimentando. E só depois que ele libera a sensação de satisfação.

Comer muito pouco: Tens que comer no mínimo 1100 kcal por dia. Se comer menos do que isso, seu corpo acostumara a receber menos calorias. E quando fores comer uma quantidade X de uma única vez, acabará engordando. Devido o corpo guardar o que acabou de comer como reserva de energia.

Trocar a refeição por um lanche: Não substitua uma boa refeição com todos os nutrientes necessários para teu corpo, por um pacote de doces ou algo do gênero. Eles contém gordura, acabaras engordando só de comer essas “porcariazinhas”.

Não precisa deixar de comer o que gosta, apenas faça algumas trocas:

– Pizzaria: Prefira pizza de champignon e pimentão, ao invés de pizza portuguesa. Ou pizza de mussarela em vez de pizza de quatro queixos.

– Fast-food: Substitua o hambúguer de queijo com salada por x-búguer. Ou milkshake de morango por sundae de morango.

– Sorveteria: Sorvete de morango no lugar de sorvete napolitano. Ou substitua o sorvete de chocolate por picolé de chocolate ao leite.

– Escola: Deixe de lado o sanduíche de queijo quente pela minipizza de mussarela com molho de tomate e orégano. Ou pão de queixo no lugar de croissant de queijo. Ou um pequeno chocolate (até 30g) ao invés de uma barra de chocolate.

Refrigerante deixe para ocasiões especiais, eles possuem um alto valor calórico. E os de versões light possuem muito duas vezes mais sódio que a outra versão.

Exercícios

Veja o que tu podes e faz para perder as calorias que tu tens.

Só para teu corpo funcionar já gasta calorias. Tu usa em torno entre 60 e 70% de energia só para respirar, manter a temperatura corporal e manter o coração batendo. Chamado de metabolismo basal. Além disso teu corpo necessita de energia para outras atividades do dia-a-dia como andar, comer e até mesmo beijar.

O suor e o xixi não significam perda de peso, mas sim de água do seu corpo. Muito importante se hidratar, pois seu corpo é formado por uma grande quantidade água. Então após liberar muito líquido suando ou indo no banheiro, não se engane, a gordura continua o que saiu do teu corpo foi líquido.

Pratique exercícios, veja como:

– Em casa: Determine um tempo do seu dia para o exercício, não precisa ser muito tempo para começar. Comece pelo nível mais fraco (15 minutos), depois adquirindo experiência vá subindo a intensidade ou quantidade do exercício. Faça exercício aeróbico: dança, pular corda, jogar Wii Fit.

– No parque: Vale á pena deixar de lado a academia, para ir num parque praticar algum exercício ou esporte. Estara em contato com o verde e sem gastar nada. Ideal para: Roller ou patins, skate, bicicleta.

– Na escola: Tu podes até não gostar dessa aula, mas ela pode sim te ajudar. É como se fosse uma academia, tu tens o professor ali vendo se estas fazendo tudo certinho. É bom que faças o alongamento, pois ele prepara seus músculos para as próximas atividades e com menos chance de ocorrer lesões. Também é legal praticar esportes comuns nas aulas, como o futebol que endurece suas pernas e bumbuns. Vôlei, basquete e handball o trabalho no corpo é os músculos superiores e o abdômen.

Caso tu não goste do que o professor passa nas aulas, seja uma aluna construtiva. Dê idéias de outros modos de aula, como exercícios localizados.

Aceite quem tu és

É um grande passo, aceitar como realmente é. Além disso, lhe ajudará a ser mais segura quanto a si. Veja um post aqui do Cherry que dá dicas as gurias gordinhas a valorizarem o que tem, Blog Cherry Snow em…

Não é porque és gordinha ou magrinha que pode descuidar do seu visual, viva em paz com a balança!

Espero ter ajudado todas leitoras que sofrem com esse assunto, e que farão algo para mudar. Peço que comentes se tiver alguma outra dúvida.

Gurias tenho outra dica, – sou leitora da Capricho como podem ver nas fontes de pesquisa dos post  – a edição 1096 com a Miley Cyrus na capa, e tem uma matéria justamente para quem quer emagrecer ou engordar com saúde. Vale comprar em um sebo ou pedir emprestado com alguém.

Fontes: Revista Capricho (nºs 1108,1110,1111,1114 e 1119)

Revista Witch (nº 62)

Fotos: We (L) it.

Wendyel – visitem meu blog.

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2 comentários sobre “Meu peso me incomoda: O que faço?

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